Blog

Contabilidade

Empreendedorismo e Contabilidade

Contabilize SC,
22 de agosto, 17

Empreender exige muita dedicação, desde conhecimento da área de atuação, dados mercadológicos à concretização do negócio. Pode se dizer que é apostar em uma ideia, inovar, ter autonomia, assumir riscos e dedicar-se diariamente para se posicionar no mercado.

Dentre as características do empreendedor, podemos destacar: motivação, controle de comportamento, autocritica, habilidade de organização, capacidade de liderança, administração do tempo, flexibilidade quando necessário, firmeza quando exigido, otimismo em conjunto com a realidade e foco para alcance do sucesso.

Muitas ideias empreendedoras surgem de uma utopia, mas, na prática, vai muito além de sonhos. É preciso capital para abrir o empreendimento, ação e força de vontade aliada com a determinação para tocar o negócio e principalmente, ter uma boa gestão.

Independente do porte das empresas há uma série de fatores que precisam ser analisados e devidamente controlados, que exigem competência e conhecimentos específicos, que muitas vezes não é da função do empreendedor.

Surge então, a necessidade do CONTADOR. A imagem do conhecido “mal necessário” deixou de existir, e deu lugar ao parceiro que todo empresário precisa na obtenção de êxito em seus negócios. É com o auxílio desse profissional que o empresário tomará conhecimento de todas as obrigações legais, trabalhistas e impostos ao qual sua atividade estará sujeita.

Hoje, o contador é fundamental para o crescimento saudável do empreendimento.  Ele fará o acompanhamento da empresa desde sua constituição, lançamentos e devidos registros diários, até a entrega dos resultados obtidos e são estes, que irão nortear na tomada de decisões.

É necessária a confiança no contador e que, de forma transparente, sejam passadas todas as informações pertinentes à empresa, para que a contabilidade reflita a realidade do empreendimento. Esta ligação deve existir para que os objetivos e metas sejam atingidos com eficácia, mantendo a competitividade no mercado.

O empreendedor precisa de uma gestão eficiente, integrando todos os setores da empresa, com planejamento seguro, para conseguir os melhores resultados. Assim será possível criar metodologias de trabalho capazes de aumentar a lucratividade com redução de custos, melhor aproveitamento do tempo e de recursos.

O sucesso de um empreendimento é o espelho de uma boa gestão com a parceria de um contador!

Diretora Administrativa: Ivanise Vieira Ogliari

Voltar