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A Qualidade da Comunicação

Você tem na sua empresa algum problema de comunicação?

Contabilize SC,
14 de março, 17

Quando fizemos esta pergunta, muitas pessoas costumam concordar que o problema existe.

Comunicação significa compartilhar informações dentro de um território comum, mas nem sempre as pessoas estão “dentro” do mesmo território. Por isso quando as pessoas estão em territórios diferentes, é impossível que haja uma comunicação eficiente.

Os três principais erros de quem se comunica mal são:

Primeiro: fornecer as respostas, independente das perguntas terem sido ou não formuladas;

Segundo: falar mais do que escutar;

Terceiro: pouco se importar com a opinião dos outros;

Você pode estar pensando que seu caso é outro, mas esses erros são mais comuns do que se imagina.

Para que uma comunicação seja eficaz, compreender a intensão da mensagem é fundamental para o seu entendimento. Lideres por exemplo, costumam dar ordens sem esclarecer as intenções. Podemos dizer que este é um quarto erro muito comum e fatal. Se a pessoa que está se comunicando esclarece a sua intensão, ela dá qualidade à comunicação.

Uma boa dica é sempre esclarecer a intensão, não espere que seus colaboradores venham até você, vá até eles e comunique-se no território deles. Fazer perguntas ensina seus colaboradores a pensar respostas e, assim, a comunicação é mútua.

Também é importante reconhecer e valorizar aquilo que é dito, independente da qualidade das respostas, desta forma todos se animarão em expressar suas ideias, opiniões e ponto de vista.

A comunicação é sempre um grande desafio, não apenas na empresa, mas em todas as nossas relações. Por isso como tudo na vida, é só uma questão de aprendizado e cabeça aberta!

Diretora Administrativa: Ivanise Vieira Ogliari.

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